sexta-feira, 10 de abril de 2009

NOTINHAS MUSICAIS

Wilson Simonal já passou por um monte de coisa, inclusive ser acusado de colaborar com a ditadura. Para compensar tanta injustiça, o intérprete de "Nem Vem Que Não Tem" voltará a estampar não apenas discos, mas livro e filme. O longa "Ninguém Sabe o Duro Que Dei", documentário de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, ainda não tem data de lançamento. Mas em breve voltará às lojas a caixa "Wilson Simonal na Odeon: 1961-1971". Também será lançado pela Som Livre uma coletânea. Mais: Simonal ganhará finalmente uma extensa e detalhada biografia, na qual o autor, Ricardo Alexandre, também diretor de redação da "Época São Paulo", vai desvelar as polêmicas e a complexidade da vida do cantor. O livro de Alexandre, ainda sem título definitivo, sairá neste semestre, pela editora Globo. Wilson Simonal morreu em 25 de junho de 2000, aos 62 anos, em decorrência de uma doença hepática crônica.

A Amazon acha que declarou uma guerra nos preços de MP3 ao diminuir os valores de várias canções recordistas de downloads. A iniciativa é uma medida para conseguir uma fatia maior do mercado e encarar o outro gigante do setor - o iTunes. Visto por especialistas como uma tentativa agressiva para roubar consumidores do rival, a atitude da Amazon causou a redução de preço de mais de 100 músicas para R$0,94. Não sei não... um pouco de inocência. Tem música no ITunes por 99 centavos. Será que 4 centavos vai fazer tanta diferença? No entanto, em contrapartida, a Apple e as grandes gravadoras estão apostando que o lançamento de um sistema de preços em três níveis no iTunes vai estimular as vendas, com uma nova combinação de pacotes baseados em canções que oferecerá mais escolha aos consumidores. O projeto vai funcionar com três faixas de preço - 69 centavos de dólar, 99 dólar centavos de dólar e 1,29 dólar.

Tá rolando um comentário na net sobre "Ciao!", novo álbum do TIGA. A polêmica toda não é muito por causa do moço(?). O primeiro single, "Shoes", aparenta ter a voz feminina de uma velha conhecida do mundo pop... Madonna. Será? Nada foi confirmado.


tiga_shoes from SAL on Vimeo.

Você já ouviu aqui a versão original de “Get On Your Boots", primeiro single do novo disco do U2. Mas agora escuta a versão remix feita pelo JUSTICE.
Get On Your Boots (Justice Remix) - U2

Mal acabou de ter o seu filho e nem ainda teve tempo suficiente para divulgar o seu primeiro CD/DVD solo gravado ao vivo em Copacabana, Claudia Leitte já prepara o seu segundo projeto. A cantora vai lançar até o fim do ano um DVD com clipes de músicas inéditas. Uma das poucas conhecidas que estão certas na seleção é “Horizonte”, cujo clipe vai trazer imagens panorâmicas da favela da Rocinha, onde Claudinha fez show recentemente. O DVD renderá um CD com o áudio das faixas.

A EMI Music já havia divulgado que vai lançar em breve o primeiro site oficial do Legião Urbana, com discografia e arquivos raros da banda. Agora, a gravadora finaliza a produção do DVD que vai ser lançado em maio com o registro de um especial de TV exibido pela Globo em 88. Captado no extinto palco do Teatro Fênix, no Rio, o especial marcou o encontro inédito da Legião Urbana com os Paralamas do Sucesso. Nos extras, o DVD vai relembrar algumas participações das bandas em programas da emissora como o também extinto Globo de Ouro.

Lady GaGa fez mais uma "dobradinha" numa parada musical. Além de liderar a lista dos álbuns mais vendidos do Reino Unido com o disco “The Fame”, a cantora também está no topo do ranking de singles com “Poker Face”. Lady repete o feito da cantora Duffy em 2008, que emplacou o álbum “Rockferry” e a música “Mercy”. A sua musa inspiradora, Madonna, também já fez isso algumas vezes, inclusive recentemente, com “Confessions On a Dancefloor” e “Hung Up”. Confira a parada britânica de singles:
1. Lady Gaga - 'Poker Face'
2. Noisettes - 'Don't Upset The Rhythm (Go Baby Go)'
3. Ar Rahman Ft Pussycat Dolls - 'Jai Ho (You Are My Destiny)'
4. Flo Rida Ft Kesha - 'Right Round'
5. Beyonce - 'Halo'

A discografia completa dos Beatles será vendida em versão totalmente digitalizada, revelaram as gravadoras Apple e EMI Music. Os 14 discos da banda estarão nas lojas a partir de 9 de setembro, ao mesmo tempo que o videogame "The Beatles: Rock Band". Até aí não há muita novidade, principalmente que aqui em casa já é possível encontrar esses álbuns digitalizados há um bom tempo. O mais bacana disso tudo é que os CD’s serão acompanhados por um documentário inédito sobre sua confecção. Já o videogame será vendido com cópias dos instrumentos utilizados por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.


Já ouviu a nova do No Doubt? Confere aqui:



Já li alguns comentários sobre Luciana Pestano, uma gaúcha que dizem que lembra a Cássia Eller por causa do timbre rouco e da atitude provocadora. A moça já está no seu segundo disco, "Tigra", que tem colaboradores como Herbert Vianna e Rodrigo Campello. Achei um vídeo legal no You Tube.


O Destiny's Child deve se reunir novamente para gravar, em 2011, assim que Beyoncé terminar a turnê de “I Am...Sasha Fierce”, um novo disco, que faria parte de um contrato que não terminou. O trio, que ainda tem Kelly Rowland, lançou seu último trabalho em 2004, "Destiny Fulfilled".

"Música esquisita a troco de nada!" é o novo projeto do grupo Ultraje a Rigor que já tem três faixas disponibilizadas gratuitamente na internet: "Nossa, que cabelo bonito!", "Vida de bebê" e "Amor". A ideia é liberar as músicas à medida que são gravadas. Quando houver um número suficiente de faixas, o grupo deve produzir um CD com novas versões dessas mesmas músicas. Os fãs que quiserem colaborar com a banda podem fazer uma doação de qualquer valor na conta informada no site oficial.

Luiza Possi deve lançar em breve o seu quinto álbum, “Bons Ventos Sempre Chegam”. Vale a pena ficar atento ao site da menina, que em breve deve disponibilizar algumas das músicas para audição.

“Ultimamente” é a nova música da Daniela Mercury, que se juntou ao MC Black Alien para gravá-la. A canção não faz parte do seu novo disco, “Canibália”, que será lançado no segundo semestre. O tema faz parte do projeto Global One Music, no qual 35 artistas de todo o mundo gravaram versões da mesma música cantadas na sua língua. Daniela Mercury foi a cantora escolhida para interpretar a canção em português. “Lately”, título do original em inglês, foi interpretado ainda pela chinesa Wei Wei, o indiano Sonu Niigaam, a ucraniana Ruslana e a inglesa Liz McClarnon (das Atomic Kitten). Com o objetivo de demonstrar o poder da música para derrubar fronteiras geográficas, políticas e sociais, o inédito projeto lançará o single de Daniela Mercury no dia 18 de Maio. O CD duplo com todos os temas chegará às lojas em Julho.


Fernanda Takai grava o espetáculo “Onde Brilhem os Olhos Seus” em14 de maio no Teatro Municipal de Nova Lima, que fica 22km de Belo Horizonte. O objetivo é lançar em breve um DVD com o registro. O show, baseado no CD em que recria o repertório de Nara Leão, inclui uma versão em japonês para o clássico “O barquinho” e novas releituras.

Negra Li foi escolhida pelo Akon para dividir com ele os vocais no videoclipe de “Beautiful”, nova música de trabalho do rapper. Akon também gravou com a cantora mexicana e ex-RBD Dulce María. Qual é o objetivo dessas versões? Acho que somente divulgação e dinheiro sobrando. Já tem a música na net.


"We Made You", novo vídeo de Eminem, faz paródia com personagens como Amy Winehouse, Britney Spears, Lindsay Lohan, John Mayer e Jessica Simpson. Ou seja, nenhuma novidade no estilo Eminem de fazer clips. "We Made You" é primeiro single de “Relapse”, sexto álbum de estúdio do rapper americano, que deve chegar em breve nas lojas do mundo inteiro.

O novo álbum do Mutantes terá participações musicais de peso, a começar por Mike Patton, ex-vocalista do Faith No More. O primeiro disco de estúdio desde 1974 do Mutantes - que da formação original perdeu Rita Lee e Arnaldo Baptista, ficando só com Sérgio Dias, contará também com a colaboração de Jorge Ben Jor na faixa "O Careca". Bia Mendes - a nova voz da banda, assina ao lado de Erasmo Carlos "Singing the Blue". Previsto para sair até o fim do ano, o álbum vai trazer ainda sete músicas feitas pela dupla Tom Zé-Sérgio Dias

Ainda neste mês chega às lojas "Two", segundo álbum de Miss Kittin & The Hacker. O primeiro single "1000 Dreams" já tem clip. Veja:


A Universal Music divulgou que vai relançar em DVD o registro ao vivo do show “As Canções que Você Fez pra mim” da Bethânia. O show, baseado no disco gravado por ela com somente sucessos de Roberto Carlos, teve o seu registro lançado em 95 em VHS, com direção dividida entre Walter Salles e Andrew Waddington.

Lançada em CD pela Som Livre, a trilha sonora do filme “Surf Adventures 2 - A Busca Continua” embala na mesma (eclética) onda gravações de Los Hermanos (A Flor), Jorge Mautner (Maracatu Atômico), Sly & The Family Stone (If You Want me to Stay), Santana (Jingo), Erasmo Carlos (Meu Mar, rara música da seleção que parece apropriada para filme que documenta as aventuras de surfistas), Os Novos Baianos (Tinindo Trincando) e Hurtmold (Música Política para Maradona Cantar).

Primeiro LP do Engenheiros do Hawaii, “Longe Demais das Capitais” (86), voltará às lojas ainda neste mês no mesmo formato, o de vinil! É que o álbum integra a série Meu Primeiro Disco, uma aposta da gravadora Sony Music na valorização dos antigos LPs. A coleção vai reeditar cerca de 40 títulos, alguns do acervo da extinta RCA.


O Yahoo apresentou nesta semana a nova versão do Yahoo Music, em uma parceria com outros provedores de música on-line. A página agrega serviços de música pagos e gratuitos disponíveis na web, permitindo que usuários acessem e interajam com os serviços diretamente do site principal. Usuários do Yahoo Music poderão selecionar de uma variedade de módulos que representam os diferentes sites de música da internet, inclusive serviços grátis e de áudio como Pandora e last.fm, clipes musicais do YouTube, do Google, e downloads pagos do iTunes e do Amazon.com.

A nova música do Black Eyed Peas – “Boom Boom Pow”

Depois do bem recebido, "Kavita 1", álbum de estréia de Mariana Aydar, ela lança agora o mais que também elogiado, "Peixes Pássaros Pessoas", que conta com um texto de apresentação do Caetano Veloso. Lê só.

"Quando ouvi o primeiro CD de Mariana Aydar (faz um ano, mais?) fiquei muito impressionado com a firmeza, a calma e a originalidade de uma jovem grande cantora dentro da tradição brasileira de cantoras grandes. O lançamento agora deste segundo álbum confirma a personalidade artística dessa paulistana com longas passagens pelo litoral Sul da Bahia.

O vínculo com o samba amadurecido e modernizado se comprova. Os ecos da infância artística no mundo do forró estão talvez mais presentes do que antes. A parceria com Duani de música e de vida traz segurança e graça a essas filiações. O encontro mágico com a caboverdiana Mayra Andrade (encontro cuja dimensão celestial pode ser vista e ouvida também no filminho disponível no YouTube das duas cantando a canção Tunuka sentadas no chão da rua de uma cidade grande) mostra o poder da musicalidade, a sutileza do processo de modernização da música brasileira e o mistério do destino da expansão lusitana pelo mundo, no nascedouro da modernidade.
Escrevo com apenas os sons das faixas desse novo disco: não recebi nem pedi ficha técnica, títulos das canções ou quaisquer créditos. Talvez esse seja o jeito certo para abordar modestamente o trabalho de uma mulher de maneiras tão diretas, de clima tão saudavelmente carnal e de pensamentos e disciplinas tão transcendentalistas. . Mariana abre o disco com um samba super-samba e o fecha com uma melodia de samba ad libitum em diálogo com guitarras (violões) em sons experimentais. Entre os dois, há xote caribeado, baladas e muito samba. Em dueto com Zeca Pagodinho, ela confessa que do samba não pode se livrar. O samba domina o álbum - sem fazer deste um disco de sambas. Pode-se dizer que assim o domina mais do que se apresentasse oficialmente como um disco de sambas: é a atração irresistível pelo samba que orienta o estilo e o repertório, não uma decisão pré-existente nesse sentido.

Há quem veja pouca importância ou novidade no aparecimento de uma geração de jovens cantoras atraídas pelo samba. Em geral, são pessoas que confundem importância com novidade - e que não sabem onde há novidade de fato. Para mim é novidade que haja Mariana, com sua voz desaforada e tranquila reafirmando a riqueza do canto das mulheres em nosso país. E que o faça de uma perspectiva naturalmente moderna e relaxadamente consciente dessa modernidade. O Brasil nunca se curará do seu antigo ensimesmamento forçando um olhar só para fora de si: se fizer assim, estará se convencendo de que o relevante é necessariamente o que passa longe de nós. Parece que instituímos o seguinte: quanto mais evidente e radical se consiga fazer parecer que essa distância é, mais relevante se prova a música produzida. O que é a consequência extrema do ensimesmamento. Meu entusiasmo com o surgimento de cantoras-cantoras, conhecedoras de como se canta em português brasileiro há décadas - e ao mesmo tempo à vontade com a música popular global - se deve à minha desconfiança em face dos que fingem só amar o que pareça inalcançável pelo Brasil. Isso pode significar apenas que não se ama nada. Mariana - como Roberta Sá, Maria Rita ou Mônica Salmaso - é uma prova de que, ao encorpar-se em sua história, a música popular brasileira se reconhece relevante para o mundo. E o mundo só dá mostras de que continuará a atentar para isso". Caetano Veloso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...