quarta-feira, 15 de abril de 2009

LIKE A VIRGIN: Já está nas lojas “Zii e Zie”, novo disco do Caetano Veloso

Ele deu uma entrevista ao site Sonora, do Terra. Reproduzo aqui.

Por que o disco que seria Transamba virou Zii e Zie? O grande número de discos de samba recém-editados influiu na decisão de mudança?

Nunca pensei em Transamba como título. Sempre foi para ser usada como explicação do esboço de gênero. O fato de haver muitos discos de samba só me animaria a usar a palavra. E, de fato, ela está na capa do disco, como piada de definição de gênero. Queria um título esquisito, sem relação direta com as canções. E queria, de preferência, em italiano. Calhou de ver as palavras próximas uma da outra num livro turco que li na tradução italiana.
.
Como funciona sua conexão com a banda jovem que o acompanha? É possível romper o 'gap' geracional/estético?
Na verdade, não há o que romper: a banda nasceu das convergências de gosto e opinião entre mim e Pedro Sá. E a escolha de Ricardo e Marcelo, nascida dessa mesma afinidade, também se provou acertada: nunca, nem no Cê nem no Zii e Zie, tivemos dificuldade de chegar à forma final de um arranjo. Em geral, eu digo tudinho que eu quero e eles entendem logo, gostam e realizam com perfeição. É inacreditavelmente sintônico.
.
Como músico você nunca se interessou pela eletrônica. Como surgiu a intimidade com a interatividade?
Eu só sabia que queria ficar no Rio e apresentar semanalmente o trabalho que fôssemos desenvolvendo para o CD. E assim fiz. O Hermano Vianna, que é muito de internet, foi quem perguntou por que não fazíamos então o acompanhamento do processo num blog. Topei e gostei. Mas eu gosto muito de e-mail e de olhar coisas no YouTube, além de consultar o Google. Gosto mais de e-mail do que de telefone. E acho que já lhe disse que sonho com fazer algo com música eletrônica: parece que ali se pode "pintar" com os sons. Mas ainda adoro tocar com uma banda presente e viva.

OBS. A turnê do disco começa no dia 8 de maio, no Rio, Canecão. Quer escutar algumas faixas? Escuta aqui: “Perdeu” e “Guantánamo
Blog do disco:
Obra em progresso

Um comentário:

JP disse...

SERÁ QUE VAI SER IGUAL A CÊ? SERIA BOM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...