quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

NOTINHAS MUSICAIS

Axl Rose finalmente decidiu divulgar "Chinese Democracy". É que no começo de 2009 a banda deve lançar o clipe de "Better" e iniciar uma turnê mundial.

A cantora galesa Duffy liderou o ranking dos discos mais vendidos de 2008 no Reino Unido com o álbum de estréia "Rockferry", que vendeu 1,69 milhão de cópias desde que foi lançado no início do ano. O CD rendeu sucessos como "Mercy", "Warwick Avenue" e a faixa-título. Em segundo lugar ficou o grupo Take That, cujo álbum "The Circus" atingiu a marca de 1,45 milhão de unidades vendidas (o detalhe é que o disco foi lançado em dezembro). Outros artistas que ultrapassaram a marca de um milhão de discos vendidos foram Coldplay, Kings of Leon e Leona Lewis.

Enquanto o mercado de álbuns continua a diminuir no Reino Unido, a venda de singles deve crescer cerca de 30% em relação a 2007, graças principalmente ao mercado digital. De acordo com Martin Talbot, diretor da OCC, a venda de álbuns deverá ficar 5% menor em 2008. O single mais vendido deste ano no Reino Unido foi "Hallelujah", canção de Leonard Cohen regravada por Alexandra Burke, vencedora do reality show "X Factor".

Pelo segundo ano seguido, Britney Spears ficou no topo da lista das celebridades mais populares do ano segundo o "USA Today". Ela venceu a disputa porque recebeu por 11 semanas de 2008 mais atenção da imprensa do que outros artistas, como a mulher de Brad Pitt, Angelina Jolie, que ficou em segundo lugar. Madonna aparece na lista em uma categoria inusitada: seu divórcio do cineasta Guy Ritchie foi considerado o rompimento mais badalado de 2008.

E por falar em Madonna, a turnê Sticky & Sweet foi a série de shows de música mais lucrativa de 2008 da América do Norte e arrecadou US$ 105 milhões, divulgou a revista de negócios de entretenimento Pollstar. Em segundo lugar ficou a canadense Celine Dion, que arrecadou US$ 94 milhões de sua primeira turnê desde que terminou seu contrato de cinco anos em Las Vegas, há um ano. A banda de rock The Eagles ficou em terceiro. Em quarto e quinto, respectivamente, ficaram o astro country Kenny Chesney e a banda de rock Bon Jovi. A lista das dez turnês mais lucrativas também inclui, na ordem, Bruce Springsteen, Neil Diamond, Rascal Flatts, The Police e Tina Turner.

A rede britânica de lojas de discos Woolworths acaba de fechar 200 de suas lojas; e promete encerrar suas atividades definitivamente até 5 de janeiro, data limite para o desaparecimento de suas outras 400 filiais. A informação é do semanário NME.

Depois de ter afirmado em seu blog que adoraria tocar novamente com o Take That, Robbie Williams voltou atrás. O cantor, que saiu do grupo em 95, disse que em 2009 irá se dedicar a um novo álbum solo, sucessor de Rudebox, de 2006. O Take That lançou recentemente “The Circus”, quinto álbum de estúdio. O disco se tornou um grande sucesso no Reino Unido e já é o segundo em vendas em 2008.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...