sábado, 22 de agosto de 2009

Cyndi, Lady e Madonna


Quando li esta matéria do jornal O Globo sobre a Lady GaGa publicada em 11 de julho de 2009 me “transportei” imediatamente para a década de 80 e consegui me ver lendo uma reportagem sobre a (ainda) cantora iniciante chamada Madonna que, segundo os jornalistas, se “espelhava” na artista de música pop mais famosa da época, Cyndi Lauper. Leia:

A nova Madonna?
Exagerando no visual e abusando das polêmicas, Lady Gaga vira sensação da música pop e dos paparazzi
Loura platinada, a nova-iorquina Lady Gaga está sendo comparada à Madonna. Não só pela habilidade em provocar polêmica, mas também pela força do visual. A cantora, que já apareceu nua na capa da revista "Rolling Stone", deixou o seio à mostra, mês passado, em uma sessão de fotos para a revista "V". Nas imagens de Sebastian Faena, ela usa só um chapéu.

E a moça continua surpreendendo o mundo com seus figurinos para lá de bizarros: posou em estilo dominatrix para a revista "Maxim" deste mês, e apareceu com um modelito todo preto (escondendo o rosto), na entrevista coletiva de um festival musical na ilha de malta. Seria uma homenagem à estranha mania de Michael Jackson, que sempre aparecia com máscaras?

Semana passada, Lady Gaga causou polêmica novamente se enrolando numa bandeira do Brasil num show em Londres. E quem não se lembra dela, no último Much Music Video Awards, no Canadá, usando um bustiê que soltava fogos de artifício, um maiô cravejado de tachinhas e sendo vistoriada, sensualmente, por duas bailarinas vestidas de policiais? O visual remete, é claro, ao "Madonna way of life".

E assim, de polêmica em polêmica, Lady Gaga virou a novidade da música pop de 2009 nos Estados Unidos. Mas e os críticos, o que acham dela? As reações são variadas. O "Times" publicou um perfil de Gaga com o título "O futuro do pop?". Em seu blog, o rapper Kannye West disse que "ela é a nova Madonna". E um deles escreveu sobre seu disco "The Fame": "Ela pode até conseguir alguma fama, mas musicalmente é uma mesmice só".

Lady Gaga, que trabalhava como compositora escrevendo letras para bandas como Pussycat Dolls, ficou famosa depois de se apresentar no programa "American Idol". E desde que lançou o primeiro disco, com os sucessos "Just Dance" e "Poker Face", virou alvo de paparazzi. Nascida e criada em Nova York, ela estudou na Catholic school Convent of the Sacred Heart, onde Paris Hilton e Caroline Kennedy estudaram. Lady Gaga aposta num visual fetichista e provocativo. É bissexual ("sexo para mim depende do homem ou da mulher"), se declara ex-usuária de drogas e costuma dizer que vai mudar o conceito de sexy.

Em entrevistas, ela diz que é "150 mil por cento" Lady Gaga e que seu nome verdadeiro (Stefani Joanne Angelina Germanotta) não interessa. Fã de Madonna, Andy Warhol, David Bowie e Marilyn Manson, ela se dedica ao visual tanto quanto à música para criar um identidade própria. Na moda, sua musa é Donatella Versace. É a própria gaga quem desenha e produz seu figurino com a ajuda de um coletivo chamado "Haus of Gaga", que trazem sempre hotpants e maiôs.
- Eu era exibicionista quando criança, agora também sou - disse recentemente.


Gaga diz que não liga para dinheiro e escreve, canta e se veste por amor à arte.
- Sempre gostei de pop, rock e teatro. Quando descobri Queen e David Bowie tudo fez sentido para mim, e percebi que podia reunir as três coisas.

OBS. O texto da jornalista Melina Dalboni também nos traz uma nostalgia da fase escandalosa de Madonna na década de 90. Vale ressaltar que, mesmo com Lady Gaga no pedaço, dente de ouro ou mulher pelada erguida por um helicóptero ainda me deixa de queixo caído.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...