segunda-feira, 15 de março de 2010

CRÍTICA POP: Somos desse mundo?

Todos os freqüentadores deste blog sabem que a gente não curte falar mal de música. O que a gente não gosta, não tem espaço aqui. O nosso lance é outro: música pop! Só!

No entanto, não estamos aqui só para ficar vivendo no mundo maravilhoso e fingindo que nada acontece. Começa hoje aqui mais um novo tag, o Crítica Pop. Esse novo “quadro” tem o objetivo de abrir uma discussão sobre assuntos que realmente merecem algum destaque para um posicionamento bom ou ruim sobre o que será discutido.

Começamos com a nova versão de 'We Are the World' feita por vários novos artistas com o objetivo de ajudar as vítimas do terremoto que devastou o Haiti. A canção escrita em 85 por Michael Jackson e Lionel Richie e produzida por Quincy Jones para convocar o planeta a ajudar as populações famintas do continente africano foi agora regravada por Miley Cyrus, Celine Dion, Pink, Natalie Cole, Tony Bennet, Akon, Snoop Dogg, Jennifer Hudson, Will.I.am do Black Eye Peas, Jonas Brothers,entre outros.

Ao ver o novo vídeo, vi, imediatamente, uma cafonice sem fim. Uma diferença absurda de 25 anos atrás. Essa nova versão não emociona e não parece verdadeira, por mais que os astros tentem, com gritos agudos e mãos no peito, a nos convencer que fizeram isso sem pretensão nenhuma de uma promoção positiva e bonitinha de sua imagem.

Para começar, todos, eu escrevi todos, estão super produzidos. Muita escova, aplique, poses e o pior, pouca gente que realmente tem o que falar. Um clima estranho. Antes, no vídeo original, todos estavam caricaturados, sim confesso, mas havia uma identidade. Cada um tinha o seu estilo e parecia, verdade ou não, que eles eram daquele jeito mesmo em suas vidas reais. Cyndi Lauper, por exemplo, parecia ter saído de casa com aquela cabeleira toda.

Embora a regravação tenha sido feita pelo o mesmo Quincy Jones,que produziu a versão de 1985, apenas a voz de Michael Jackson foi mantida na versão 2010. Barbra Streisand, por exemplo, ficou encarregada do trecho antes cantado por Diana Ross. Já o rapper Lil' Wayne ganhou a parte que foi de Bob Dylan (!?). E para fechar com “chave de ouro“, versos em Hip-hop. Jesus! Cadê o Bruce Springsteen, o Paul Simon, Stevie Wonder, Cyndi Lauper e a Tina Turner?

Mais cafona ainda é a versão espanhola, “Somos El Mundo”. De chorar. Pode ser de alegria ou de tristeza. O único destaque positivo vai para Shakira, que visivelmente aparenta ter “caído de pára-quedas” nessa parafernália toda.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...