quarta-feira, 18 de março de 2009

REMEMBER THE TIME: Michael...

Sempre escutei muita música na minha vida, desde pequeno. Aos 5 anos já sabia coreografias que deixariam qualquer boy-band de cabelo em pé. Isso tudo porque eu ouvia muita rádio. Muita mesmo. E claro, novinho, também adorava as músicas infantis. E ouvir música para crianças na rádio era uma coisa possível na década de 80, pelo menos para quem morava em Niterói, que tem (ainda) a 98FM, rádio carioca que hoje é muito diferente daqueles tempos. É óbvio que a música infantil não era o forte da emissora; e entre uma canção e outra eu escutava músicas de gente grande. Eu adorava as baladas. Amava! E é por isso que escrevo esse post. Uma homenagem ao rei das “babas” (e de outros ritmos também). Com vocês: .
.
Michael Sullivan (e sem esquecer do Paulo Massadas)

Michael começou, aos 14 anos de idade, a carreira de cantor na noite de Recife. Três anos depois veio para o Rio, onde engatou pra valer a sua carreira. Ele conheceu Cassiano e Tim Maia, que foi quem ensinou a tocar violão e gravou, mais tarde, a primeira composição de sucesso da dupla Sullivan e Massadas, “Me dê Motivo”. Aos 19 anos integrou ao grupo Os Selvagens e aos 21 ao Renato e Seus Blue Caps. Sua passagem pelo grupo resultou em seis discos de ouro, cuja vendagem chegou a mais de 1.000.000 de cópias. Ainda no Blue Caps, Michael iniciou sua carreira “solo” com a música “My Life” (sua segunda composição), parte da trilha sonora da novela “O Casarão”, da Rede Globo. O compacto foi um dos mais vendidos no país e superou a marca de um milhão de cópias.
..
Em 79 conheceu Paulo Massadas, parceiro freqüente de suas composições por 16 anos. Aí meu filho... um hit atrás do outro. Me recordo com perfeição do radialista da 98FM citar freqüentemente: “música de Michael Sullivan e Paulo Massadas”.

O menu de sucessos rendeu a Sullivan e Massadas um recorde, que foi publicado no Guiness Book, identificando-a como a dupla de compositores que mais gravara músicas, vendera discos e colocara nas paradas de sucessos num curto espaço de tempo. Como produtor, vendeu mais de 60 milhões de discos, no Brasil e em toda América Latina.
.
Em 2003, Michael Sullivan lançou o cd Duetos com grandes vozes, como; Simone, Xuxa, Alcione, Sandra de Sá, Tim Maia, Fafá de Belém, Fagner, Joanna, entre outros. Michael ainda faz shows por aí. Em fevereiro, por exemplo, fez um em Niterói. Eu perdi. Agora ele busca o seu lado mais black, que pode ser conferido no seu recente cd “Nu Soul”.

Separei alguns sucessos que tem a assinatura dos dois.
.
Gal Costa com Tim Maia (Um dia de Domingo)
.
Tim Maia (Me Dê Motivo)

.
Fagner (Deslizes)
Roberto Carlos (Amor Perfeito, Pergunte pro seu Coração e Meu Ciúme)

Roupa Nova (Whisky a Go-Go ,Show de Rock n Roll)


Alcione (Nem Morta e Estranha Loucura)




Sandra de Sá (Joga Fora)



Joanna (Amanhã Talvez, Um sonho a Dois e Promessas)

Fafá de Belém (Amor Cigano)



Xuxa (Lua de Cristal, Brincar de Índio, Parabéns da Xuxa, Arco-íris e Lambada da Alegria)



Trem da Alegria (Uni-duni-tê, É de chocolate e He-Man)



Rosana (Nem um Toque e Custe o que Custar)



Paulo Ricardo (Dois)



José Augusto (Fui eu e Amar Você)

Patrícia Marx (Certo ou Errado, Sonho de Amor e Festa do Amor)




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...